Estátua do Dragão do Mar será inaugurada nesta quarta-feira (25)

Dragao-do-marA estátua de Francisco José do Nascimento, Chico da Matilde, o Dragão do Mar, será inaugurada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura nesta quarta-feira (25), às 18 horas, em frente ao Teatro. A inauguração é uma homenagem do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Cultura e do Centro Dragão do Mar ao jangadeiro cearense que mudou a história abolicionista no Ceará.

Repetindo a frase “Ninguém embarca!”, Chico da Matilde, em ação de protesto, paralisou o porto de Fortaleza impedindo a entrada de escravos no Ceará. Em consequência, o Ceará decretou, pioneiramente no Brasil, a libertação de seus escravos em 1884, quatro anos antes do dia 13 de maio da abolição brasileira. Nascido em Canoa Quebrada em 1839, Chico da Matilde se torna o Dragão do Mar, combatente decisivo na abolição da escravatura. 125 anos depois, o herói recebe esta homenagem no Mês da Consciência Negra e na primeira década de atividades do Centro Dragão do Mar.

Estátua
A estátua foi confeccionada por Murilo Sá Toledo, escultor de obras como a estátua de Patativa do Assaré (Centro Dragão do Mar – CE), busto do Governador Mário Covas (Fundação Mário Covas – SP), escultura de Rachel de Queiroz (Praça dos Leões – CE), busto do empresário José Ermírio de Moraes (Teatro Municipal – SP), e Monumento a São João Batista (Barueri – SP), dentre várias outras. O artista é conhecido pela perfeição dos traços e por conseguir delinear os sentimentos de seus homenageados.

Cordel
Era um mulato robusto / Quase forjado no aço / Tinha uma força incomum / Pulso firme, forte braço / Que o livrou mais de uma vez /De afronta e embaraço.

O trecho é do cordel “Dragão do Mar, Um Herói da Terra da Luz”, de Klévisson Viana, que será lançado na ocasião de inauguração da estátua. Quem está ansioso para conhecer a estátua, acredita que ela tenha esses traços de combate, valentia e robustez, numa ligação íntima com o mar e a liberdade. Vale conferir.

Serviço: Inauguração da estátua do Dragão do Mar, dia 25 de setembro de 2009, às 18h, em frente ao Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acesso livre.

Contatos para a imprensa:
Maninha Morais (presidente do Centro Dragão do Mar) – (85)3488.8625 / 8733.8829
Murilo Sá Toledo (11) 9935.1361

Assessoria de comunicação
Instituto de Arte e Cultura do Ceará
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Centro Cultural Bom Jardim
Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
85.3488.8625 / 8733.8829
www.dragaodomar.org.br

Fonte: Secult – Sec. da Cultura

Leia também:

Canoa Quebrada - Muita animação e paisagens paradisíacas
Ceará se prepara para o Salão do Turismo
Centenário de Crateús/CE
BNTM 2011 : Ceará participa da maior feira de turismo do Nordeste

Voltar ao topo

Deixe uma resposta

Terminou?

Voltar ao topo